Patrimônio da PUC-Rio, o Comunicar é um laboratório experimental de comunicação centrado na prestação de serviço à Universidade. Sob orientação de professores e colaboradores com experiência de mercado, estudantes produzem conteúdos jornalísticos e publicitários – em vídeo, áudio, texto – relacionados às iniciativas de ensino, pesquisa e extensão. Apoiados por inovações tecnológicas, os jovens aprendem, experimentam, inovam, informam.

À formação profissional impulsionada nessas práticas, soma-se o compromisso de manter a Comunidade PUC bem-informada e integrada. Compromisso expresso em notícias, reportagens, entrevistas, campanhas publicitárias, em fotos, ilustrações, infográficos, em reels, podcasts, produções audiovisuais.

Tais conteúdos são feitos, diariamente, por estagiárias e estagiários da redação e da Agência.Com. Expõem novidades, histórias e reflexões associadas aos departamentos e unidades da PUC-Rio, à vida universitária, assim como à cidade, ao país, ao mundo. Estreitam, dessa forma, a relação entre a educação, a sociedade, o mercado.

Fiéis à natureza pedagógica do Comunicar, essas dinâmicas do jornalismo e da publicidade se convertem num conjunto variado de publicações. Envolvem desde o PUC Urgente e o Jornal da PUC, criados com o Comunicar, em 1987, até os contemporâneos PUCCast e Pixel, além de séries especiais, documentários e experimentações, como reportagens em HQ. Incluem ainda campanhas publicitárias importantes às demandas da Universidade.

As produções supervisionadas desenvolvem tanto as competências e habilidades extensivas aos diversos segmentos da comunicação quanto o pensamento crítico e o alicerce ético atrelados à responsabilidade social, à cidadania, à ecologia integral (irradiada na Encíclica Laudati sí), à democracia, à espiritualidade.

Alinhadas à comunicação institucional, as ações e produções do Comunicar se juntam aos esforços para potencializar alianças estratégicas à Universidade. Alianças que fortaleçam os compromissos com a excelência educacional, a vanguarda, a inovação, o diálogo permanente com a juventude, com a transformação de vidas.

Estes valores acompanham o laboratório desde a sua fundação, em meados dos anos 1980, pelos professores Cesar Romero Jacob, Fernando Ferreira e Miguel Pereira. Nascido Projeto Comunicar, e vinculado à Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários, consolida-se como um agente de ressonância e integração da Universidade.